1 Mamaço de Gravataí
Compartilhe
Neste mês de agosto comemoramos o “Agosto Dourado” (alimento dourado = colostro), que foi instituído pelo Congresso Nacional Brasileiro, pela Lei 13.435 em 2017, marcando a 25 edição da SMAM.
A Semana Mundial da Amamentação, que é uma campanha de conscientização social pela amamentação, foi criada em 1948 e a partir daí a Organização Mundial da Saúde tem suas ações também voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.Em 1990, OMS e UNICEF organizaram um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentaçãode vários países, entre eles o Brasil. A SMAM ocorre em 120 Países e é celebrada de 1 a7 de agosto.
A WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) define a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Mas a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SemanaMundial de Aleitamento Materno desde 1999.A partir daí movimentos comemorando e promovendo o aleitamento materno vem crescendo por todo Brasil. Mamaços com atividades e informações são organizadas por profissionais da Saúde, órgãos de saúde pública, consultoras em aleitamento materno, nutricionistas, enfermeiras entre outros.
No RS, Porto Alegre vem fazendo os Mamaços lindamente, promovendo informação sobre a amamentação. Várias outras cidades decidiram fazer esse movimento, tendo apoio ou não das prefeituras / secretarias de saúde de seus municípios. Neste ano (2018) foi promovido o 1° Mamaço de Gravataí. Idealizado por mim, AnaLu Muñoz, através do Materna - espaço de acolhimento, tendo apoio de outras entidades/profissionais como o Remãenascer (Andrea Gabech), Mãe Nativa (Cintia Armesto) e Rafael Rosa- Fotografo da Família, este movimento há muito tempo era gestado em meu coração, e este ano consegui parir este evento belíssimo.
Sou grata a todas as famílias que apoiaram e participaram desta iniciativa.
Ano que vem estaremos novamente promovendo o aleitamento materno através deste evento transformador!
Por: Ana Luísa Muñoz Nutricionista- Consultora em Aleitamento Materno Doula e Terapeuta Holística